22.6 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

Assessor do Mercosul será ligado à Presidência

04/12/2002 16h25 – Atualizado em 04/12/2002 16h25

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai designar uma pessoa específica somente para acompanhar as negociações de aprofundamento do Mercosul.

Segundo uma fonte próxima a Lula, o cargo não será igual ao de embaixador do Mercosul, criado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, uma vez que o posto será diretamente ligado à Presidência e não à diplomacia. O futuro ocupante terá, portanto, poderes de negociação política.

Os discursos de apoio ao bloco feitos pelo presidente eleito durante a viagem foram o principal assunto da noite de segunda-feira durante o coquetel na Embaixada do Brasil, em que estiveram presentes cerca de 200 convidados.

Fora da agenda oficial, Lula manteve contatos com as figuras importantes da Argentina. Um deles foi com o presidente da Confederação dos Trabalhadores Argentinos (CTA), Victor de Gennaro, que tem sido tratado pela imprensa local como um possível “espelho” do futuro presidente brasileiro. O sindicalista foi convidado por Lula para participar de sua posse.

De Gennaro acredita que “um novo momento” terá início na região do bloco. “Podemos criar um novo modelo de governar, uma nova força”, disse.

Com o ex-presidente Raúl Alfonsín, da União Cívica Radical (UCR), Lula manteve uma rápida e cordial conversa.

Fonte: Jornal da Tarde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.