21 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Bagdá acusa ONU de “maus modos” por revistar palácio

04/12/2002 10h03 – Atualizado em 04/12/2002 10h03

O Governo de Bagdá acusou hoje as equipes de especialistas em armas da ONU de “maus modos” por terem revistado ontem um dos palácios presidenciais, no primeiro indício de desacordo com as novas inspeções realizadas pelas Nações Unidas. Em um comunicado, o Ministério de Relações Exteriores demonstra seu temor de que a visita feita pelos especialistas da ONU ao palácio de Al-Sajoud seja o começo dos maus modos destinados a restabelecer o ambiente de tensão nas relações entre as equipes de inspeção e o Iraque.

Em todo caso, o próprio ministro de Relações Exteriores iraquiano, Nayi Sabri, conforme a nota, garantiu que darão todas as facilidades ao trabalho dos inspetores.

As equipes da Comissão de Investigação, Vigilância e Verificação da ONU (Unmovic) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) entraram ontem no palácio de Al-Sajoud, no bairro de Karj de Bagdá, e o comunicado do Ministério perguntava que tipo de armas procuravam e se encontraram.

O texto afirma que este pode ser “o princípio da vil conduta que os Estados Unidos, o Reino Unido e a entidade sionista (Israel) querem impor às Nações Unidas” em relação ao Iraque, por isso pede à Unmovic e à AIEA que mantenham sua neutralidade e resistam às pressões para se transformar em um “olho espião”.

“A Unmovic e a AIEA enfrentam um sério teste de credibilidade e terão que demonstrar seu compromisso de profissionalismo, objetividade e respeito à Carta das Nações Unidas”, conclui o comunicado.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.