21 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Companhia israelense desenvolve sistema de defesa anti-míssil para aviões comerciais

04/12/2002 09h30 – Atualizado em 04/12/2002 09h30

JERUSALÉM (CNN) – A tentativa de derrubar um avião israelense no Quênia com um míssil levou tanto Israel como os Estados Unidos a providenciar um sistema de defesa para aeronaves comerciais contra esse tipo de ataque.

Patrick Bar-avi, especialista da companhia militar israelense de pesquisa e investigação Rafael, está criando um sistema de alerta de mísseis para companhias aéreas comerciais chamado “Britening”.

Esse programa detecta automaticamente os mísseis e envia um raio luminoso que desvia o projétil da rota do avião.

“Trata-se de um sistema de alerta de mísseis que detecta e rastreia a ameaça e logo envia um raio, um feixo de luz quente, que desvia o projétil de seu alvo”, disse Bar-avi. “Todo processo demora apenas um segundo”.

Segundo Bar-avi, “não é difícil apontar um míssil a um avião comercial durante a decolagem e a aterrissagem, os momentos mais perigosos de um vôo”.

“A 30 quilômetros de distância, o avião ainda é vulnerável, muito vulnerável”, afirmou Bar-avi. “É um alvo fácil, pois as aeronaves se movem lentamente e têm todas as luzes acesas”.

Os jatos de combate contam com o sistema de detecção de mísseis há muito tempo, mas esse método não serve para aviões comerciais de grande tamanho.

Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, os pesquisadores voltaram a se concentrar em um programa iniciado há 10 anos para proteger os vôos comerciais.

Bar-avi disse que está sendo muito procurado desde a última quinta-feira, dia em que um avião da companhia israelense Arkia foi atacado com um míssil enquanto decolava de Mombasa, no Quênia, rumo a Tel Aviv.

A aeronave sofreu apenas um pequeno dano e prosseguiu viagem.

A companhia Rafael ofereceu-se para desenvolver um sistema adequado para os aviões comerciais nos próximos quatro meses.

O programa tem como base o utilizado em helicópteros militares, mas ainda não foram realizados testes em aviões comerciais.

Fonte: CNN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.