32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

DOURADOS: Educação forma 73 professores indígenas Kaiowá

04/12/2002 15h50 – Atualizado em 04/12/2002 15h50

A primeira turma de professores indígenas do Curso Normal em Nível Médio se formará na próxima sexta-feira 6, na Casa Marçal de Souza, na Vila São Pedro, em Dourados. Setente e três índios estão habilitados para ministrar aulas a estudantes da 1.ª a 4.ª séries do ensino fundamental.

Eles participaram do Curso de Formação de Professores Guarani e Kaiowá através do projeto Ára Verá (espaço e tempo iluminado). O programa beneficiou docentes indígenas de Caarapó, Dourados, Bela Vista, Amambai, Juti, Japorã, Eldorado, Tacuru, Antônio João, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Ponta Porã. Foram 3.210 horas-aulas de curso desenvolvido em sete etapas.

Programa – Na programação consta exposição dos trabalhos dos alunos, na sexta-feira, às 14 horas, que ficará aberta ao público até à noite, e uma cerimônia tradicional, dirigida pelos caciques/rezadores guarani e kaiowá que acompanharam o curso, às 18 horas. Haverá também chícha e danças próprias.

“O evento é de grande significado, pois representa uma vitória dos próprios índios, uma vez que este projeto emergiu de antiga reivindicação do Movimento dos Professores Guarani e Kaiowá, de suas comunidades e de outras instituições”, explica a coordenadora do projeto, Veronice Lovatto Rossato.

O curso começou em julho de 1999, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, em convênio, nesta primeira turma, com as prefeituras de Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Japorã e Paranhos. Conta ainda com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Fonte: MS Notícias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.