04/12/2002 13h28 – Atualizado em 04/12/2002 13h28
Presos condenados por homicídios, tráfico de drogas e assaltos, na cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, conseguiram o direito de voltar à sociedade através da prestação de serviços à comunidade. Após quatro anos na justiça, o delegado da cidade mineira, Antônio Dias, obteve a autorização para colocar um grupo de condenados, na manutenção da rodovia MG-383, que corta a região.
Os condenados trabalham na limpeza da estrada, e na operação tapa buracos, vestidos com uniformes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e são supervisionado por detetives da policia. “Sempre realizamos trabalhos diversos na cadeia, mas eu achava que isso não bastava. Queria o direito dos presos trabalharem de verdade, sair de manhã e voltar à tarde, como faz qualquer cidadão que ganha a vida com dignidade. Acabamos conseguindo”, festeja o delegado.
De acordo com o delegado, apenas sete presos obtiveram autorização. A experiência começou há 15 dias, e o delegado disse que vai enviar mais sete nomes ao juiz Celso Sila, fazendo a mesma solicitação. O policial afirmou que está analisado o processo de cada preso.
“É claro que esta oportunidade nunca será para todos os detentos, pois temos presos aqui sem a menor condição de participar. Não produziriam e ainda tumultuariam o grupo”.
Os presos, são obrigados a baterem cartão de ponto, recebem lanche do DER e têm transporte de ida e volta do trabalho.
Fonte: JB Online



