05/12/2002 09h29 – Atualizado em 05/12/2002 09h29
XANGAI, China – A China está prestes a colocar nos trilhos um projeto grandioso – o trem comercial mais veloz do mundo.
O projeto está nas mãos de engenheiros chineses e alemães, e deverá ser posto em prática perto do dia de Ano-Novo.
Trata-se do primeiro trem por levitação magnética do mundo, capaz de atingir velocidades de 400 quilômetros por hora.
Feito na Alemanha, o trem futurista – chamado de “maglev” – já foi testado em Xangai, segundo a porta-voz da Xangai Maglev Transportation, Shi Qiong.
O trem custou um bilhão de dólares e vai ligar o aeroporto internacional de Pudong com o centro financeiro da cidade.
O novo meio de transporte deverá cobrir a distância em sete minutos – o mesmo percurso, de táxi, dura meia hora.
O “maglev” pode atingir velocidades muito maiores do que qualquer trem convencional de passageiros porque flutua no ar, mantendo-se alguns centímetros acima dos trilhos devido à ação de poderosos imãs.
Outros clientes potenciais do serviço desistiram dele devido a seu alto custo e aos desafios impostos pela tecnologia necessária para seu funcionamento.
Mas a maior e mais rica cidade da China quer imprimir um ar moderno a sua imagem.
Aqueles que são contrários ao projeto dizem que o novo trem nunca vai se pagar, em parte porque os passageiros poderão hesitar diante do preço da passagem – 6,25 dólares por viagem.
Shi Qiong e outros funcionários da empresa que vai administrar o transporte se recusaram a fornecer detalhes sobre os testes.
Mas a agência de notícias estatal Nova China disse que o veículo atingiu a velocidade de 400 quilômetros por hora num teste feito na semana passada.
Assim sendo, o “maglev” teria chegado bem perto de sua velocidade esperada, que é de 416 quilômetros por hora.
Só para comparar, os chamados trens-bala, como o francês TGV, o alemão ICE e o japonês Shinkansen chegam no máximo a 257 quilômetros por hora.
A porta-voz Shi Qiong disse que ainda estão sendo feitos os últimos ajustes na pista que o “maglev” vai percorrer e que foi construída há apenas um ano e meio.
A data exata da inauguração vai depender justamente dos testes que estão sendo realizados.
“Tempo não é a coisa mais importante. Temos que garantir 100 por cento de segurança e qualidade”, disse Shi.
Os testes estão sendo feitos com três trens liberados em agosto na Alemanha, onde a tecnologia foi desenvolvida.
O trem também será observado por integrantes do governo chinês, que vão estudar seu uso em projetos maiores, como a planejada ferrovia de alta velocidade que ligaria Xangai e Pequim.
Fonte: Associated Press




