23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Desmaio em queda pode gerar infarto

05/12/2002 13h41 – Atualizado em 05/12/2002 13h41

A perda da consciência decorrente de choques, golpes e quedas está na origem de incidentes como o que causou a morte, na semana passada do jogador espanhol de basquete Ernesto de la Torre, que enrolou a língua e morreu de parada cardíaca.

“Ao perder a consciência, a língua, que é um músculo, fica sem força e vai para trás, o que obstrui as vias aéreas e impede a respiração”, explicou dr. Lorenzo González Camacho, médico do Numancia e da seleção espanhola de futsal.

González Camacho atendeu no ano passado o jogador do Espanyol Oscar García em um incidente similar, mas com final feliz, em Barcelona. “O jogador não enrola a língua pelo golpe em si, mas por seu estado de inconsciência”, disse. Se, por qualquer motivo, for impossível abrir a via aérea, “a parada respiratória se transforma em parada cardíaca”.

Tendo em vista os dados conhecidos, Camacho não descarta que Ernesto de la Torre, jogador do Cajarioja, possa ter sofrido um infarto antes de enrolar a língua.

“Acho estranho que o problema tenha sido apenas a língua, porque havia médicos na quadra e o jogador foi levado para um hospital, imagino que com uma prévia massagem cardíaca”, destacou.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.