22.8 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

DOURADOS: Constituinte Escolar deve reunir 1,5 mil delegados

05/12/2002 10h17 – Atualizado em 05/12/2002 10h17

Pelo menos 1,5 mil delegados devem participar do Congresso da Constituinte Escolar, que acontece na próxima semana em Dourados. O encontro é fruto de quase dois anos de discussões e objetiva elaborar o Plano Municipal de Educação (PME).

O PME é o conjunto de princípios e diretrizes que devem nortear os projetos pedagógicos das escolas municipais pelos próximos dez anos.

Em outras palavras, o que está em jogo quando os delegados votarem propostas na próxima semana é o rumo que o ensino fundamental terá em questões como gestão, autonomia, formação continuada, financiamento das escolas e, em tese, as características filosóficas da educação de uma rede que hoje abrange pelo menos 20 mil estudantes.

Os delegados são membros das unidades escolar (professores, servidores, estudantes e pais), mas qualquer pessoa – independente de vínculo com as escolas municipais – pode se inscrever como observador. Tanto o delegado quanto o observador têm o direito de defender idéias para a Educação, mas apenas o primeiro poderá votar na plenária final de onde sairá o PME.

Esta é a primeira vez na história de Dourados que a comunidade escolar é chamada a participar de um processo amplo de discussão sobre rumos e perspectivas do setor. Em termos de tamanho, a Constituinte Escolar representa o maior pacto democrático na área da Educação já promovido por uma prefeitura de Mato Grosso do Sul.

GRUPOS TEMÁTICOS

O Congresso da Constituinte Escolar começa no Caic na próxima segunda-feira, quando os delegados serão credenciados e divididos em grupos de trabalho (GT) que avaliarão propostas em 8 diferentes áreas: Educação para Transformação Social (GT-1), Educação: Respeito as Diferenças (GT-2), Políticas Públicas (GT-3), Educação: Relações Humanas e Sociais (GT-4), Formação Continuada (GT-5), Currículo e Avaliação Participativa (GT-6), Infra-Estrutura e Organização do Espaço Escolar (GT-7) e Gestão e Autonomia (GT-8).

Os grupos temáticos serão responsáveis por levar à plenária final alterações ou novas propostas para o texto-base que foi elaborada ao longo das discussões promovidas ao longo do processo da Constituinte Escolar. A plenária final, de onde sairá o PME, acontece na quinta-feira (12) na tenda montada ao lado do Teatro Municipal.

Outras informações podem ser obtidas pelo 411-7606.

Fonte: MS Notícias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.