05/12/2002 14h53 – Atualizado em 05/12/2002 14h53
Guerrilheiros esquerdistas assassinaram hoje com tiros o prefeito de um povoado no centro da Colômbia, elevando para 12 o número de políticos municipais mortos de forma violenta neste ano, afirmou a polícia.
Jesús Antonio Núñez, prefeito de Ambalema, na Província de Tolima, foi arrancado de sua casa por homens armados e assassinado mais tarde em uma área isolada, nas margens do rio Magdalena, 100 quilômetros a oeste de Bogotá.
A polícia responsabilizou as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pelo crime. As Farc são o principal grupo rebelde do país, com 17 mil combatentes. Em junho passado o grupo ameaçou assassinar ou sequestrar os 1.097 prefeitos do país se eles não renunciassem a seus cargos.
Na região onde aconteceu o assassinato de Núñez, operam comandos das Farc, grupo rebelde que diz lutar para instaurar um sistema socialista na Colômbia, país de 40 milhões de habitantes com forte desigualdade social.
Desde que a guerrilha ameaçou os prefeitos colombianos, incluindo aí os de cidades como Bogotá, Medellín e Cali, dezenas de prefeitos renunciaram, enquanto outros despacham de grandes capitais ou de batalhões militares com medo de serem assassinados.
Fonte: Reuters




