05/12/2002 09h56 – Atualizado em 05/12/2002 09h56
Um detento do presídio Ataliba Nogueira, que pertence ao complexo penitenciário Campinas-Hortolândia, fugiu na tarde de ontem após prestar depoimento no Fórum de Jundiaí (60 km de SP).
Waldir Elias Moreira Bonfim, 22, que cumpria pena em regime semi-aberto, havia viajado de Campinas para Jundiaí, em um ônibus intermunicipal, acompanhado por um agente penitenciário do Ataliba Nogueira.
Bonfim seguiu a pé, da rodoviária de Jundiaí até o fórum da cidade, participou da audiência na 3ª Vara Criminal e deixou o prédio por volta das 15h, ainda acompanhado pelo agente.
Quando retornava à rodoviária para voltar para Campinas, saiu correndo e fugiu, segundo informou a agente penitenciário à Polícia Civil de Jundiaí. A fuga aconteceu em pleno centro da cidade, segundo informou a polícia.
Bonfim não foi encontrado pelos policiais e o nome do agente penitenciário não foi divulgado.
Apesar de o preso não estar algemado por cumprir pena em regime semi-aberto (fica meio período no presídio), a polícia apura a fuga do detento.
A Polícia Civil não soube informar o motivo pelo qual o detento cumpria pena.
Segundo a polícia, Bonfim pode ter sua prisão preventiva decretada e passar a cumprir sua pena em regime fechado.
O transporte do detento realizado em ônibus intermunicipal havia sido autorizado pela juíza da 3ª Vara Criminal de Jundiaí, Jane Rute Nolini Anderson.
O coordenador das unidades prisionais de Campinas, João Batista Pachoal, não foi encontrado ontem pela reportagem da Folha para comentar se o transporte de presos que cumprem pena em regime semi-aberto no complexo penitenciário Campinas-Hortolândia é comum.
Ninguém no presídio Ataliba Nogueira informou se Bonfim havia retornado à prisão.
Fonte: Folha Campinas




