22.8 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

Remédio imitará o efeito da maconha

05/12/2002 10h13 – Atualizado em 05/12/2002 10h13

Na tentativa de induzir os efeitos de redução da ansiedade provocados pela maconha, mas sem o torpor mental ou o aumento de apetite que ela causa, cientistas identificaram duas drogas experimentais que pareceram conseguir isso em ratos de laboratório.

De acordo com o autor do estudo, Daniele Piomelli, professor de farmacologia da Universidade da Califórnia, a pesquisa pode levar a uma nova classe de medicamentos contra a ansiedade e a depressão. O componente ativo da maconha, THC, age de modo semelhante aos neurotransmissores naturais no cérebro chamados canabinóides, que podem influenciar o humor.

Os novos remédios, URB532 e URB597, agem inibindo uma enzima que quebra o canabinóide conhecido como anandamida. De acordo com a pesquisa, divulgada na edição preliminar on-line da edição de janeiro da revista Nature Medicine, o resultado são níveis cerebrais mais elevados de anandamida, que alivia a ansiedade em ratos.

Quando receberam as drogas, os animais grunhiram menos quando sujeitos ao isolamento e ficaram menos apreensivos quando colocados em um labirinto com espaços descobertos, que, na vida selvagem, representam risco de ataques de predadores.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.