26.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro de 2025

Beber durante a gravidez pode causar danos de longo prazo

06/12/2002 15h01 – Atualizado em 06/12/2002 15h01

Os filhos de mulheres que bebem durante a gravidez apresentam efeitos do hábito até 14 anos depois, na forma de problemas do crescimento, informaram pesquisadores norte-americanos na quarta-feira. Mesmo apenas um drinque por dia– antes considerado relativamente seguro – pode prejudicar a pessoa na adolescência e até na fase adulta, de acordo com a equipe da Universidade de Pittsburgh.

“Os filhos de mulheres que tomam pelo menos um drinque por dia no primeiro trimestre de gravidez pesam, em média, 7 quilos a menos do que crianças sem exposição”, disse Nancy Day, epidemiologista que liderou o estudo.

Esse é o primeiro grande estudo a mostrar que os danos provocados pelo consumo moderado de álcool durante a gravidez duram até a adolescência. E essa é uma das poucas pesquisas a demonstrar que o consumo leve tem efeitos mensuráveis.

“Não fiquei surpresa com o fato de termos verificado um déficit de crescimento, pois detectamos o problema desde o começo”, afirmou Day.

“Fiquei surpresa com o fato de termos detectado o problema após a puberdade.” Sabe-se que os filhos de mulheres que bebem apresentam problemas de crescimento e dificuldade de aprendizagem. No entanto, acreditava-se que as grandes alterações de crescimento da puberdade ajudariam a superar o déficit.

Segundo Day, caso as diferenças permaneçam na adolescência, provavelmente chegam à fase adulta.

Fonte: Terra

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.