22.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Imagem ajuda a detectar infartos

06/12/2002 13h08 – Atualizado em 06/12/2002 13h08

Em muitos hospitais dos Estados Unidos, os médicos que trabalham nas unidades de emergência já podem recorrer à tecnologia nuclear de imagens para diagnosticar ataques cardíacos em pacientes com dores no peito. A conclusão é de um novo estudo que avaliou o uso da tecnologia por imagens com “sestamibi”, equipamento que normalmente é usado em procedimentos não-emergenciais como parte de testes de estresse.

O paciente recebe uma injeção com um isótopo que permite que os médicos monitorem a capacidade dos batimentos de seu coração e vejam quanto sangue está fluindo para o órgão. “Estamos apenas usando de uma nova forma uma tecnologia que já estava disponível”, disse o principal autor do estudo, dr. James Udelson, do Centro Médico Tufts-New England, em Boston.

Mais de seis milhões de pessoas por ano procuram atendimentos de emergência devido a dores no peito. Muitas são internadas ou mantidas em observação porque os médicos são incapazes de determinar se estão sofrendo um ataque cardíaco.

Se os pacientes apresentam leituras anormais de seus eletrocardiogramas, os médicos podem diagnosticar ataques cardíacos com precisão e iniciar o tratamento.

Muitas vezes, porém, os pacientes apresentam eletrocardiogramas normais, mas são mantidos em observação, procedimento que implica custos hospitalares. A pesquisa foi divulgada na edição desta quarta-feira da publicação Journal of the American Medical Association.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.