26.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro de 2025

Irã decide colher impressão digital de jornalistas dos EUA

06/12/2002 14h46 – Atualizado em 06/12/2002 14h46

TEERÃ – O ministro da Cultura do Irã, Ahmad Masjedjamei, ordenou que a polícia colha as impressões de todos os jornalistas americanos que entrarem no país, informou a agência oficial de notícias, Irna, nesta sexta-feira.

“Devido ao recente comportamento insultante dos funcionários americanos para com cidadãos iranianos, algo que está acontecendo com maior freqüência, por favor, exija que todos os jornalistas americanos, com exceção daqueles isentos pelo Ministério da Cultura, tenham suas impressões digitais colhidas”, informou a Irna, citando a carta do ministro à polícia.

“Esta medida é uma reação ao mal tratamento dado a cidadãos iranianos, especialmente a artistas e jornalistas que viajam aos EUA”, acrescentou a nota de Masjedjamei.

Os jornalistas americanos também terão que fornecer endereço residencial e o nome da organização para a qual trabalham.

No começo deste ano, os EUA passaram a exigir que estrangeiros de diversos países do Oriente Médio, incluindo o Irã, fossem fotografados e tivessem as impressões digitais colhidas antes de entrar em território americano. O presidente dos EUA, George W. Bush, chegou a classificar o Irã como parte de um document.write Chr(39)eixo do maldocument.write Chr(39), ao lado da Coréia do Norte e do Iraque.

Artistas e jornalistas iranianos têm enfrentado dificuldades para obter vistos americanos. No mês passado, um jornalista iraniano foi deportado após desembarcar em Washington com visto válido e um convite de um centro acadêmico para participar em séries para TV.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.