06/12/2002 15h40 – Atualizado em 06/12/2002 15h40
O Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos) “estourou” em São Paulo uma base de distribuição de drogas para o Rio de Janeiro. Instalado em uma chácara de Pindamonhangaba (145 km de SP), o local era usado como depósito para os entorpecentes negociados com traficantes cariocas. Policiais apreenderam meia tonelada de maconha prensada em forma de tijolos.
Segundo a polícia, o lote fazia parte de um carregamento de quase duas toneladas da droga para abastecer o tráfico no Rio. Com essa apreensão, o Denarc ultrapassou a marca de quatro toneladas de maconha apreendidas neste ano.
Policias da 1ª Dise-Oeste (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), com mandado de busca e apreensão, entraram na chácara, na estrada Municipal-Socorro, na noite de ontem.
O ajudante-geral João Freire da Costa, 58, estava deitado em uma rede quando foi detido pelos investigadores da equipe do delegado Pascoal Ditura. “Perguntamos sobre a droga e ele, muito tranquilo, nos indicou o quarto onde a maconha era guardada”, disse Ditura.
Anotações
Na chácara, os investigadores apreenderam a contabilidade dos traficantes, com as quantidades da droga enviada às quadrilhas do Rio. Em determinado trecho, por exemplo, há anotações do envio de 33 pacotes com 48 quilos cada um, o que representa o fornecimento de quase 1.600 quilos em apenas uma remessa.
“A chácara era estratégica, pois o município está a 280 quilômetros do Rio de Janeiro”, disse o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc.
Segundo Ivaney, a quadrilha também fornecia drogas para traficantes de São Paulo. “No entanto, mais de 70% da movimentação era destinada aos traficantes do Rio”, disse.
O proprietário da droga, segundo Costa, é conhecido pelo apelido de Carioca. Ele afirmou ter conhecido o patrão há sete meses, em uma festa de peão de boiadeiro, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
Ele não revelou quanto ganhava para guardar a droga. Nascido no Rio Grande do Norte, o preso viveu a maior parte do tempo no Rio.
A polícia procura agora por Carioca e pelo dono da chácara. Segundo o Denarc, Costa já tinha passagem pela polícia por tráfico.
Fonte: Folha Online




