06/12/2002 09h13 – Atualizado em 06/12/2002 09h13
Os coronéis Frederico Lepesteur e Marcondes Ramalho, e o tenente coronel reformado Gonçalo de Oliveira Costa Neto, presos ontem durante a ação de busca do empresário João Arcanjo Ribeiro, em Cuiabá, serão investigados pela Corregedoria da Polícia Militar. A Polícia Federal tenta prender Arcanjo, suspeito de ser o líder do crime organizado em Mato Grosso.
Conforme o comandante geral da Polícia Militar, coronel Orestes Oliveira, a PM não teve acesso aos documentos que solicitaram a prisão dos três coronéis. No entanto, ele garantiu que a conduta dos militares será apurada. Será aberta uma sindicância para avaliar administrativamente a conduta deles.
“Se depois deles serem julgados a Justiça comum não determinar a perda de patentes, o Conselho (de Justificação da PM) pode ser instaurado”, adiantou. O conselho tem prazo de 30 dias após a decretação da sentença para as investigações. Esse conselho é formado por três policiais¿coronéis, e garante ampla defesa aos que estão sendo submetidos ao Conselho.
Fonte: Diário de Cuiabá




