09/12/2002 10h08 – Atualizado em 09/12/2002 10h08
DACA – A polícia de Bangladesh prendeu cerca de 40 ativistas da oposição em Daca, após a explosão de bombas em quatro cinemas da cidade de Mymensghingh, no norte do país. Os atentados provocaram a morte de 17 pessoas e feriram outras 300.
- Um total de 39 pessoas, entre as quais o ex-ministro de Estado Saber Hossain Chowdhury, o professor da Universidade de Daca Muntsair Mamun e outros líderes da Liga Awami, foram presos na noite de sábado – informou um funcionário da Polícia Metropolitana de Daca.
A polícia afirmou que eles foram presos por atividades suspeitas, mas não foram associados aos atentados ocorridos nos cinemas. A corporação não quis dar detalhes sobre a ação.
Mais de 21 pessoas foram presas por suspeita de conexão com os atentados, inclusive estudantes. De acordo com a lei do país, a política pode deter qualquer pessoa por 90 dias, sem precisar de acusação.
No sábado, o ministro do Interior de Bangladesh, Altaf Hossain Chowdhury, disse que os atentados podem ser uma ação da Al-Qaeda ou de outro grupo terrorista. As bombas explodiram com um intervalo de cinco a dez minutos quando as salas de cinema estavam lotadas.
Fonte: Reuters



