09/12/2002 08h40 – Atualizado em 09/12/2002 08h40
O Iraque desafiou ontem os Estados Unidos a fornecer aos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) informações que afirmam possuir sobre os proibidos programas de armas iraquianos.
O Iraque entregou um dossiê gigantesco, com 12 mil páginas, sobre suas atividades nucleares, biológicas e químicas aos inspetores da ONU, no sábado, o qual afirma poder provar que não possui armas proibidas.
document.write Chr(39)document.write Chr(39)Se eles têm algo em contrário, deixe eles descobrirem, entreguem as informações à IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica), entreguem à UNMOVIC (Especialistas em armas da ONU), eles estão aqui e podem verificar. Para que jogar esse jogo?document.write Chr(39)document.write Chr(39), disse a jornalistas o conselheiro do presidente iraquiano Saddam Hussein, Amir al-Saadi.
Porém, apesar da entrega do documento, autoridades norte-americanas afirmam que Washington tem evidência substancial, incluindo algumas que não foram tornadas públicas, de que o Iraque tem armazenado e mantido e acelerado programas de armas proibidas internacionalmente.
Um avião que transporta um grupo de inspetores de armas da ONU juntamente com a declaração do Iraque sobre seus programas de armas partiu de Frankfurt ontem sua última escala, Nova York.
Mas o ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Jack Straw, disse ao canal BBC de televisão que as declarações de Saddam sobre armas não são confiáveis.
Fonte: Jornal de Brasília






