09/12/2002 14h36 – Atualizado em 09/12/2002 14h36
A UEMS, com o slogan “ Conquistando o futuro,” realizou neste domingo e hoje, o seu processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação para o ano de 2003.
Neste ano, com a oferta de cursos novos, como Direito em Naviraí, Pedagogia em Paranaíba, Economia em Ponta Porã e História em Amambai, a UEMS ampliou o número de vagas oferecidas, chegando a 2.070 ofertas.
O primeiro dia do vestibular UEMS ocorreu de forma bastante tranqüila, em todas as localidades onde o concurso aconteceu: Dourados, Campo Grande, Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Ivinhema, Mundo Novo, Naviraí, Jardim, Glória de Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Maracaju e Paranaíba. A sede em Dourados recebeu mais de 3 mil candidatos, de um total de 11.157 candidatos.
A relação candidato/vaga, neste ano, foi de 5,4 em média, demonstrando que a UEMS vem atendendo ao seu objetivo de responder à demanda sul-mato-grossense, e ampliando seu campo de atuação para outras regiões fora do Estado conforme dados expostos na tabela 1.
Tabela 1
Estado Numero de candidatos
Acre 2
Ceará 1
Distrito Federal 7
Espírito Santo 1
Goiás 111
Minas Gerais 139
Mato Grosso do Sul 10.345
Mato Grosso 84
Piauí 1
Paraná 58
Rio de Janeiro 2
Roraima 1
Rondônia 5
Rio Grande do Sul 8
Santa Catarina 4
São Paulo 388
A prova do primeiro dia foi de conhecimentos gerais, com questões de história, geografia, língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, física, química e literatura brasileira. Segundo os candidatos as questões da área de exatas eram as mais difíceis, principalmente as questões de química e, em termos gerais, consideraram a primeira prova criativa e inteligente, onde destaca-se uma questão de física que se utilizou de uma música do Cazuza para fazer uma pergunta sobre cinemática.
Já hoje, as provas eram específicas por área, sendo 4 provas, uma de exatas e tecnológicas, uma de agrárias, biológicas e da saúde, uma de humanas para todos os cursos e outra de humanas com conhecimentos pedagógicos para os candidatos do curso normal superior. O índice de candidatos ausentes foi mínimo, ficando com a média de 3,0% .
O NUPS – Núcleo de Processo Seletivo da UEMS, classificou o Vestibular como altamente satisfatório em virtude da baixa ausência e pela tranqüilidade com que ocorreram as provas.
A UEMS divulgou por volta das 7 horas da noite, em sua sede, o gabarito da primeira prova, bem como na sua página da internet www.uems.br , para que os alunos ao chegarem no dia seguinte, pudessem matar a curiosidade e diminuir a ansiedade.
O Centro de Informática concedeu algumas informações interessantes para a população em geral, como, por exemplo, que dos 11.157 candidatos, 62% são mulheres e 38% homens. Os candidatos que contam com a nota do ENEM são ao todo 4.096. Estes candidatos não precisariam fazer a redação e a prova de ontem, poderiam apenas se utilizar da pontuação do referido exame, ou então realizar a prova, sendo que o processamento aproveitará a nota mais alta do candidato, ou seja , ou a pontuação do ENEM ou a pontuação da prova UEMS/ Conhecimentos Gerais.
De todos os inscritos, 79,39% são oriundos da rede pública e 20,53% são de escolas privadas. Treineiros este ano foram poucos, cerca de 139 candidatos.
Este vestibular da UEMS, ainda, ampliou em número de candidatos cerca de 66%, uma vez que no ano passado houve 6.723 e este ano 11157, sendo considerado o segundo maior vestibular do Estado nesse quesito.
Fonte: MS Notícias





