09/12/2002 08h31 – Atualizado em 09/12/2002 08h31
Um guarda florestal da província chinesa de Jilin foi devorado por um grupo de tigres siberianos. De acordo com a imprensa oficial, Liu Jinling, foi atacado pelos tigres quando decidiu, desobedecendo as regras de segurança, entrar no parque a pé.
A polícia encontrou restos das roupas de Liu, mas não achou vestígios de seu corpo. Conforme Zhang Chuanjun, funcionário do Departamento Florestal de Jilin, Liu -o único guarda que trabalhava no Parque dos Tigres Siberianos da Montanha de Changbai naquele momento- deveria ter utilizado um dos automóveis especiais disponibilizados aos guardas da reserva.
Ao que tudo indica, Liu entrou no parque no dia 18 de novembro, logo depois que os tigres siberianos – espécie em risco de extinção – foram libertados de suas jaulas, prática habitual na temporada de inverno. O parque, que se encontra na área montanhosa de Changbai – um dos pontos turísticos mais populares da província -, foi inaugurado em julho deste ano e conta com um total de 12 exemplares de tigres siberianos.
Os administradores do parque, de propriedade privada, já anunciaram uma indenização de mais de US$ 12 mil para os familiares da vítima. No último dia 3 de outubro, um guarda do Parque dos Tigres Siberianos de Harbin também morreu vítima do ataque de um desses animais.
De acordo com o último censo oficial, no mundo restam apenas 800 exemplares de tigres siberianos, 400 deles em cativeiro em zoológicos e parques, e pouco mais de uma dúzia no lado chinês da fronteira.
Fonte: Agência EFE




