22.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Vendas on-line nos EUA aumentam com proximidade do fim de ano

09/12/2002 10h45 – Atualizado em 09/12/2002 10h45

NOVA YORK – O feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos marcou também uma explosão do consumo via Internet, que superou os números dos dois últimos anos.

Os consumidores gastaram 459,3 milhões de dólares em compras on-line durante o fim de semana prolongado, segundo dados divulgados pela comScore Networks.

A empresa controla a atividade de compras de 1,5 milhão de internautas. O aumento em relação aos três dias do feriado do ano passado foi de 69 por cento.

As vendas do e-commerce continuaram em alta no início da semana seguinte, somando um total de 231,5 milhões de dólares – 37 por cento a mais do que na segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças de 2001.

Por isso, a segunda-feira seguinte ao feriado está sendo agora conhecida como “segunda-feira azul”, o dia em que os comerciantes on-line saem do vermelho e melhoram sua receita.

A segunda-feira marca a volta ao trabalho, que é de onde muitos consumidores preferem acessar a Internet para fazer suas compras on-line.

“A maioria dos norte-americanos ainda depende do computador do trabalho, devido à conveniência da conexão de alta velocidade”, afirmou Dan Hess, porta-voz da comScore.

As vendas on-line aumentaram 36 por cento entre 1 de novembro e 1 de dezembro deste ano, em comparação com o ano passado – passaram de 4,3 bilhões em 2001 para 5,9 bilhões em 2002, segundo o BizRate.com, um site de comparação de compras que também rastreia os gastos de consumidores em dois mil sites.

O BizRate.com relatou que as vendas dos três dias seguintes ao de Ação de Graças movimentaram 679,3 milhões de dólares, 55 por cento a mais em comparação com o ano passado.

Muitos sites estão oferecendo frete grátis como forma de atrair os consumidores.

No fim de semana retrasado, com o feriado, 140 empresas on-line ofereceram a entrega de graça de suas mercadorias, 20 por cento a mais que em 2001, segundo a BizRate.com.

E mais sites também estão prometendo entregar os pedidos a tempo para a noite de Natal, mesmo que as compras sejam feitas até 22 ou 23 de dezembro – um ou dois dias a mais do que o prazo de entrega do ano passado, o que já é um risco, segundo Chris Merritt, da Kurt Salmon Associates, empresa de consultoria de vendas.

A ComScore espera o pico das vendas on-line para os dias 12 ou 13 deste mês, com queda entre 19 ou 20, de acordo com o que aconteceu em 2001.

Ken Seiff, presidente e executivo-chefe da Bluefly.com, que vende roupas e acessórios, disse que sua empresa aumentou o número de computadores este ano para conseguir atender o dobro do tráfego.

A empresa também aperfeiçoou sua ferramenta de buscas e acrescentou um programa para localizar tamanhos, a fim de filtrar as roupas que não estiverem disponíveis nas medidas desejadas pelo cliente.

As vendas da loja começaram a aumentar em 13 de novembro, alguns dias mais cedo do que no ano passado, e tiveram um crescimento de mais de 40 por cento no fim de semana do Dia de Ação de Graças.

Na segunda-feira seguinte ao feriado, os negócios cresceram 35 por cento, em comparação com o ano passado, segundo Ken Seiff.

Fonte: Associated Press

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.