10/12/2002 11h05 – Atualizado em 10/12/2002 11h05
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente José Alencar só terão 200 convites para distribuir entre autoridades e familiares para a cerimônia de posse no Congresso Nacional, no dia 1º de janeiro.
Esse é “o grande abacaxi” da festa da posse, segundo o secretário de organizações do PT, Sílvio Pereira, um dos responsáveis pelo evento.
Ele explicou que, dos 1.500 convites para a cerimônia, 1.300 ficarão a cargo do presidente do Senado, Ramez Tebet, que os distribuirá entre os parlamentares atuais e eleitos.
Os outros 200 convites terão de ser divididos “racionalmente” entre Lula e Alencar, para que seja garantida também a presença de prefeitos, governadores e outras lideranças políticas, além dos familiares e amigos mais próximos dos eleitos.
Pereira afirmou que a festa da posse começará às 12h, com um show da dupla Zezé de Camargo e Luciano, além de artistas “amigos” que estão sendo sondados sobre a possibilidade de fazer uma apresentação gratuita, como irá fazer a dupla. O show será realizado na Explanada dos Ministérios.
Mais tarde, o presidente eleito seguirá em carro aberto da Granja do Torto para o Congresso Nacional, onde participará às 15h da solenidade de posse.
Segundo Pereira, a partir desse horário está acertado um pool das cinco redes comerciais de televisão, além da Radiobrás, para a transmissão do evento.
Após a solenidade no Congresso, Lula receberá a faixa presidencial no Palácio do Planalto. Para esse segundo evento, Pereira espera haver uma maior “condescendência” em relação ao número de convidados.
Depois de receber a faixa, Lula deve desfilar pela praça dos Três Poderes em carro aberto. Ele participa da festa popular até o início da noite, quando seguirá para o Palácio do Alvorada, que será sua residência oficial. À noite, Lula receberá o cumprimento das delegações estrangeiras. Não haverá a recepção tradicional no Itamaraty.
A comissão da posse está tentando viabilizar também a transmissão da festa popular, a partir das 12h, com a contratação de serviços de transmissão, orçados em aproximadamente R$ 200 mil.
Os detalhes, incluindo o orçamento da festa, serão divulgados nesta quinta-feira por Pereira, pelo publicitário Duda Mendonça, pelo deputado Paulo Delgado (PT-MG) e por representantes do Itamaraty, em Brasília.
Fonte: Folha Online





