10/12/2002 09h18 – Atualizado em 10/12/2002 09h18
A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou hoje uma revisão no plano de paz em Chipre com o objetivo de facilitar a entrada da dividida ilha na União Européia em uma reunião com líderes europeus nesta semana em Copenhague.
O enviado dos Estados Unidos, Alvaro de Soto, se reuniu com o presidente de Chipre, o líder cipriota-grego Glafcos Clerides, e com o líder cipriota-turco Rauf Denktash, em encontros separados.
“Soto conduziu uma revisão no plano de paz baseada em um acordo entre os dois lados no dia 10 de dezembro”, disse o comunicado da ONU.
“Entregamos o novo plano a Rauf Denktash”, disse em Chipre o representante pessoal do secretário-geral da ONU, Koffi Annan, ao sair de um rápido encontro com o chefe da comunidade cipriota-turca.
“Desejo que as partes assinem hoje o novo documento”, declarou o diplomata da ONU, segundo a agência de notícias Anatolia.
Os serviços da ONU em Nicósia afirmaram que De Soto entregou a mesma versão revisada do plano a Clerides.
As comunidades grega e turca da ilha tentam chegar a um acordo de paz a fim de que o país possa entrar unido na União Européia.
O bloco europeu afirma que acolherá apenas a parte greco-cipriota da ilha, reconhecida internacionalmente, caso um acordo de paz não seja firmado. A decisão pode detonar uma crise com a Turquia.
O novo governo turco, porém, deu sinais de que será mais flexível em relação a Chipre com vistas a iniciar negociações sobre a entrada do país no bloco.
Fonte: Folha Online






