10/12/2002 16h45 – Atualizado em 10/12/2002 16h45
Guerrilheiros esquerdistas assassinaram a tiros o prefeito de um povoado no centro da Colômbia, hoje, elevando para 12 o número de políticos municipais mortos de forma violenta neste ano.
Jesús Antonio Núñez, prefeito de Ambalema, na Província de Tolima, foi arrancado de sua casa por homens armados e executado mais tarde em uma área isolada, às margens do rio Magdalena, 100 quilômetros a oeste de Bogotá.
A polícia responsabilizou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo crime. As Farc são o principal grupo rebelde do país, com 17 mil combatentes. Em junho passado o grupo ameaçou assassinar ou sequestrar os 1.097 prefeitos do país se eles não renunciassem a seus cargos.
As Farc são um grupo rebelde que diz lutar pela instauração de um sistema socialista na Colômbia, país de 40 milhões de habitantes e forte desigualdade social.
Desde que a guerrilha ameaçou os prefeitos colombianos, incluindo aí os de cidades como Bogotá, Medellín e Cali, dezenas de prefeitos renunciaram, enquanto outros despacham de grandes capitais ou de batalhões militares, com medo de serem assassinados.
Fonte: Reuters




