11/12/2002 16h40 – Atualizado em 11/12/2002 16h40
Um casal italiano decidiu ter os gêmeos que esperam e que nascerão com uma grave deformação cerebral, sem a possibilidade de sobreviver, com objetivo de doar seus órgãos. De acordo com a revista italiana Metrópolis, o casal, natural de Pompeia, foi informado de que os gêmeos que a mãe espera sofrem de acrania, uma deformação caracterizada pela falta total ou parcial do cérebro.
A acrania não tem tratamento médico possível e o fato de um bebê chegar a nascer sem a cavidade cerebral impede seu desenvolvimento, morrendo na hora do parto ou poucas horas depois. Isto indica que os bebês não têm possibilidade de sobreviver, o que levou os pais – uma mulher de 26 anos e um homem de 34 anos – a tomar a decisão de doar os órgãos dos bebês. “Nossos bebês salvarão a vida de outros que necessitem de um transplante”, explicam os pais dos gêmeos, “assim suas vidas salvarão outras”.
A mãe, grávida de seis meses, disse que “nosso sofrimento se transformará em alegria de outras famílias que esperam um transplante para salvar a vida de seus filhos e poder voltar a abraçá-los”. O casal rejeitou a opção do aborto terapêutico, ao que poderiam recorrer legalmente, mas decidiram levar a gravidez adiante, apoiados também nas suas crenças religiosas.
Fonte: Agência EFE




