12/12/2002 16h49 – Atualizado em 12/12/2002 16h49
Durante décadas, especialistas em fertilidade disseram às mulheres interessadas em engravidar – ou em evitar uma gravidez – que o muco cervical indica qual é o momento mais favorável para a concepção. Uma nova análise demonstra que, em 98 por cento dos casos, o “pico” da secreção ocorre em uma janela de quatro dias englobando o período da ovulação.
O muco é liberado na vagina e tende a apresentar alterações na quantidade e consistência durante o período em que a mulher está ovulando, sendo de fácil verificação.
Os resultados sugerem que a técnica é mais precisa do que alguns outros métodos usados para determinar a fertilidade, como medir pequenas alterações na temperatura corporal, disse à Reuters Health Richard J. Fehring, da Marquette University, em Milwaukee (Wisconsin), nos EUA.
No entanto ele observou que avaliar a produção de muco cervical pode ser um meio menos exato do que utilizar testes comerciais que analisam os níveis de um determinado hormônio presente na urina feminina, que tende a aumentar no dia anterior à ovulação. “A vantagem da auto-observação do muco é que ela é grátis”, lembrou Fehring.
Fonte: Terra




