22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Bombeiros são mais vulneráveis ao câncer

19/12/2002 09h37 – Atualizado em 19/12/2002 09h37

Os bombeiros parecem apresentar taxas de câncer um pouco mais altas que o restante da população. Esses resultados oferecem evidências adicionais de que a profissão pode colocar riscos para saúde mesmo após a extinção dos incêndios, informaram pesquisadores.

Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar dados de mais de 30 mil bombeiros da Flórida, coletados ao longo de 20 anos. Esse é o maior estudo já realizado com essa população sobre os riscos de desenvolver câncer, disse Fangchao Ma, coordenador da equipe da Universidade de Miami.

Segundo Ma, a pesquisa não demonstra que os bombeiros desenvolveram câncer por causa do trabalho. Os dados apontam apenas que o risco de apresentar a enfermidade parece ser um pouco mais elevado para eles do que para a população em geral. Possivelmente, fatores ligados ao estilo de vida sejam responsáveis pela probabilidade aumentada de ter câncer.

A equipe de Ma informou que os bombeiros parecem ser mais suscetíveis que a população da Flórida a desenvolver tumores, principalmente de pele e do sistema respiratório, durante o encontro anual da Associação Americana de Saúde Pública, realizado na Filadélfia.

Os pesquisadores encontraram resultados semelhantes quando combinaram os dados dos trabalhadores que eram bombeiros em tempo integral com os de 30 mil bombeiros voluntários na Flórida.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.