19/12/2002 13h43 – Atualizado em 19/12/2002 13h43
O presidente Fernando Henrique Cardoso indicou o juiz federal Teori Albino Zavascki para ocupar a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aberta com a aposentadoria do ministro Garcia Vieira.
Em 7 de novembro, Zavascki teve seu nome encaminhado à escolha do presidente da República em lista tríplice que incluía ainda os nomes do mineiro Plauto Afonso da Silva Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (DF), e do baiano José de Castro Meira, da Quinta Região (PE). A nomeação está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Com a indicação, o futuro ministro do STJ será submetido a sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e a aprovação pelo Plenário desta Casa Legislativa. Só então ocorrerá sua nomeação pelo presidente da República.
Teori Albino Zavascki, de 54 anos, é natural de Fachinal dos Guedes, Santa Catarina. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1972, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, preside o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Zavascki atuou como advogado, juiz do Tribunal Regional Eleitoral e professor universitário.
Fonte: Agência Brasil





