19/12/2002 13h33 – Atualizado em 19/12/2002 13h33
LONDRES – O governo da Grã-Bretanha autorizou a introdução de policiais armados em vôos comerciais britânicos para garantir a segurança.
O anúncio foi feito um dia depois de uma autoridade ter alertado sobre “grande possibilidade” de terroristas internacionais cometerem um atentado no país – sendo a aviação o alvo mais provável.
O secretário dos Transportes, Alistair Darling, informou nesta quinta-feira que já existe a capacidade de “colocar policiais à paisana, armados e especialmente treinados a bordo de aviões civis britânicos”.
Darling disse que essa era “uma adição sensata e calculada à gama de medidas de segurança adotadas para lidar com ameaças a alvos e a aviões do Reino Unido”.
A companhia aérea israelense El-Al, cujo sistema de segurança é considerado o mais rigoroso do mundo, já possui policiais armados em todos seus vôos comerciais há mais de 30 anos. A alemã Lufthansa adota o mesmo procedimento.
Policiais também operam em vôos domésticos australianos há quase um ano, e Austrália e Cingapura concordaram em permitir que seguranças armados e à paisana estejam presentes nos vôos entre os dois países.
Fonte: CNN





