23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Pênaltis aumentam risco de ataque cardíaco

20/12/2002 09h24 – Atualizado em 20/12/2002 09h24

Cientistas britânicos encontraram evidências médicas de algo que todo torcedor de futebol sabe – que as cobranças de pênaltis podem provocar ataque cardíaco. E eles sugerem que, em benefício da saúde pública, os pênaltis sejam extintos.

O British Medical Journal disse que os pesquisadores que estudaram as partidas da Inglaterra na Copa do Mundo de 1998 descobriram que os ataques cardíacos cresceram em 25% quando os ingleses perderam para a Argentina após a cobrança de pênalti. “Essas descobertas sustentam a idéia de que os ataques do coração podem ser causados por problemas emocionais, como ver sua equipe de futebol perder um jogo importante – particularmente aqueles em que há uma cobrança de pênalti”, disse o jornal em comunicado.

Pesquisadores da Universidade de Briston e da Universidade de Birmigham explicaram que os torcedores sofreram de tensão antes e durante o jogo entre Inglaterra e Argentina – porque a rivalidade entre os dois países é muito grande e por causa da disputa de pênaltis. Os pesquisadores examinaram os arquivos de hospitais procurando casos de ataques cardíacos, derrames, pessoas que feriram a si mesmas e de acidentes automobilísticos no dia dos jogos da Inglaterra e em cinco dias depois de cada um.

Eles compararam os dados com os de anos anteriores e do mês anterior ao Mundial. As internações nos hospitais foram maiores entre os homens.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.