20/12/2002 09h17 – Atualizado em 20/12/2002 09h17
O número de mortos no naufrágio do navio Dom Luiz XV – 1°, no rio Pará, subiu para 29. Sete pessoas ainda estão desaparecidas. A Capitania dos Portos do Pará estima que haja 344 sobreviventes.
O navio, que transportava cerca de 340 pessoas, afundou perto da cidade de Barcarena, quando seguia de Manaus a Belém. Ele tinha licença para apenas levar 140 passageiros, além de carga. O dono do barco está sendo investigado devido a superlotação do navio. O Dom Luiz foi inspecionado na semana passada e não foi encontrado qualquer problema.
Os sobreviventes foram resgatados de uma ilha próxima ao local do acidente e nas margens do rio Pará na noite de terça-feira. Bolhas de ar e uma mancha de combustível na superfície do rio levaram as equipes de resgate ao local do desastre.
Muitos dos sobreviventes foram atendidos em hospitais da região. O navio afundou rapidamente devido à forte correnteza na região. O barco, que transportava uma carga de milho, teve o casco rachado devido ao peso e às ondas fortes provocadas por ventos ou correntezas.
Fonte: Terra





