10/01/2003 16h20 – Atualizado em 10/01/2003 16h20
Há muito tempo, os cientistas sabem que as mulheres infectadas pelo papilomavírus humano (HPV) têm uma propensão maior a desenvolver câncer cervical ou de colo do útero. Agora, novas descobertas sugerem que esse risco pode aumentar mais ainda quando as pacientes têm tanto o HPV quanto o vírus do herpes genital.
A equipe de Jennifer Smith, da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, em Lyon (França), constatou que as mulheres com HPV e herpes genital apresentavam uma probabilidade de duas a três vezes maior de desenvolver câncer cervical invasivo, em comparação com as pacientes infectadas apenas pelo HPV.
Esses resultados indicam que o vírus do herpes genital “pode elevar o risco de as portadoras do HPV desenvolverem câncer”, disse Smith à Reuters Health.
Todas as mulheres incluídas na pesquisa tinham o vírus herpes simplex do tipo 2 (HSV-2), o principal causador do herpes genital. Essa forma de herpes é uma infecção incurável, que dura toda a vida e está intimamente associada à prática de sexo sem proteção. Em contraste, a infecção pelo vírus herpes simplex do tipo 1 (HSV-1) tende a causar pequenas feridas na área ao redor da boca, embora ele também possa contaminar os órgãos genitais.
No trabalho atual, a equipe de Smith testou novamente amostras de tecidos usadas em estudos feitos em sete países com a finalidade de investigar a ligação entre a infecção pelo HPV e o câncer cervical. Com a finalidade de detectar anticorpos contra o HSV-2, os pesquisadores examinaram amostras de sangue de 1.263 mulheres com câncer de colo do útero e de 1.117 pacientes de idade semelhante, mas livres da doença. As pacientes eram da Tailândia, das Filipinas, do Marrocos, do Peru, do Brasil, da Colômbia e da Espanha.
Fonte: Terra