17/01/2003 15h21 – Atualizado em 17/01/2003 15h21
Depois de exterminar com milhares de cibercafés na China, o governo chinês resolveu bloquear um site utilizado por mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo para publicar diários online, também conhecido como blog, segundo o site MSNBC.
O site “blogspot”, baseado nos Estados Unidos, onde as pessoas escrevem sobre suas vidas às vezes mais de uma vez ao dia, está inacessível através das redes chinesas há uma semana, e seus usuários não receberam qualquer explicação do governo local sobre o impedimento.
Cerca de 50 milhões de pessoas na China acessam a Internet. No entanto, as autoridades locais controlam abertamente a rede e os conteúdos de mídia trafegados naquele país com o objetivo de proteger o Partido Comunista, no poder desde 1949.
A polícia responsável pelo controle da Internet, que conta com aproximadamente 40 mil fiscais somente em Beijing, bloqueiam diversos sites de notícias e frequentemente forçam os provedores e donos de sites chineses a deletar conteúdos considerados censuráveis.
Um oficial do ministério da Indústria da Informação dos EUA, órgão que regula a Internet e os serviços de telecomunicações, disse que a China pode ter bloqueado o endereço para evitar o acesso a conteúdo pornográfico ou prejudicial para os interesses do governo.
Fonte: IDG Now!



