24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Estudo conclui que fabricantes de leite em pó infantil violam normas da OMS

17/01/2003 15h13 – Atualizado em 17/01/2003 15h13

LONDRES – Grandes fabricantes de leite em pó infantil violaram códigos internacionais de comércio em países pobres da África, concluíram pesquisadores em um estudo publicano na edição desta semana da revista médica “Britsh Medical Journal”. Os fabricantes questionaram a validade das alegações.

No artigo, os pesquisadores dizem que as empresas anunciaram diretamente para o público em geral, sugeriram que seus produtos melhorariam a saúde e não forneceram informações suficientes sobre os riscos à saúde dos substitutos do leite materno, em Togo e em Burkina Faso. Essas ações violariam o código internacional adotado para Organização Mundial de Saúde há 20 anos, para assegurar o uso adequado de substitutos do leite materno.

“No oeste da África, os fabricantes estão violando o código de comercialização de substitutos do leite materno”, disse Victor Aguayo, consultor regional para a África de nutrição e sobreviência infantil.

A gigante suíça Nestlé, que é citada no relatório ao lado da francesa Danone e da americana Wyethm disse que leva muito a sério a responsabilidade de cumprir o código e que vai investigar o caso.

  • Vamos verificar cada uma dessas alegações. Até agora, não são mais do que alegações – disse François Perroud, porta-voz da Nestlé.

O grupo Danone se disse surpreso com as afirmações e que cumpre rigidamente as normas de rotulagem.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.