20/01/2003 10h54 – Atualizado em 20/01/2003 10h54
Está enfastiado com a luta que é abrir aqueles sacos plásticos esquisitos? Bem, pode ficar aliviado. O governo inglês investiu 100 mil libras para produzir um estudo de 86 páginas, indicando a melhor forma de tornar os sacos plásticos mais fáceis de abrir.
Uma equipe de consultores e acadêmicos foi designada para estudar como voluntários lidavam com a tarefa de abrir sacos de cereal, pacotes de queijo, caixas de suco de laranja e embalagens de lençinhos umedecidos. Num documento de 86 páginas, resultado do estudo, eles relataram descobertas fantásticas como “quanto maior a área disponível para as pessoas agarrarem, maior força pode ser aplicada na abertura do pacote”.
“É o estado-babá indo à loucura. Daqui a pouco, vão estar nos explicando como devemos limpar nossas bundas”, disse a respeito do caso o parlamentar Mark Oaten, de acordo com o tablóide inglês The Mirror. “Que desperdício de dinheiro. Se a indústria quer pesquisas a respeito de seus produtos, deveria pagar ela mesma”, acrescentou.
O Departamento de Indústria e Comércio insistiu que o estudo é sério e que foi desenvolvido para melhorar a segurança. “Muitas pessoas têm dificuldades em abrir embalagens modernas. Ferimentos são causados porque as pessoas que não conseguem abrir pacotes utilizam facas e tesouras”, disse um porta-voz. Ele se recusou a dizer exatamente quanto custou o estudo, mas admitiu que o preço girou em torno das 100 mil libras.
Os pesquisadores disseram que existe muito pouca informação a respeito do comportamento das pessoas desafiadas pela necessidade de abrir um pacote. Uma das principais descobertas do estudo foi que os pacotes devem ser tão fáceis de abrir quanto possível, mas sem comprometer a integridade do produto. Não à toa, alguns ingleses estão sugerindo que o Estado aproveite para fazer um estudo sobre o porquê de os sacos de lixo cheios sempre se rasgarem, se é tão difícil abrir sacos plásticos.
Fonte: Terra




