26.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Ex-presidente sérvio é preso em Haia

20/01/2003 11h56 – Atualizado em 20/01/2003 11h56

O ex-presidente sérvio Milan Milutinovic, acusado de crimes contra a Humanidade em Kosovo, chegou a Haia hoje e foi preso no centro de detenção do Tribunal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII). “Nos próximos dias será marcada a data de sua primeira audiência, na qual se lhe pedirá que se declare inocente ou culpado das acusações”, informou o TPII em um comunicado.

Milutonovic é acusado, junto com outros altos funcionários sérvios, de “planejar, instigar, ordenar e ajudar a difundir uma campanha de terror e violência entre civis albano-kosovares com o objetivo de expulsar uma parte substancial (deles) de Kosovo”. A acusação lembra que para criar “uma atmosfera de terror e opressão”, milhares de civis foram golpeados, maltratados, detidos ilegalmente, torturados ou assassinados pelas forças sérvias, que também destruíram suas propriedades.

O acusado, que hoje se entregou ao TPII voluntariamente, disse que se considera inocente e ressaltou que a Constituição sérvia não lhe outorgava competência sobre as forças policiais e militares que operaram em Kosovo. Milutinovic é o último dos cinco ex-altos funcionários sérvios ou iugoslavos acusados pelo TPII em 1999 de crimes de guerra em Kosovo que termina em Haia.

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic foi extraditado em 2001, enquanto que o ex-vice-primeiro-ministro iugoslavo Nikola Sainovic e o ex-chefe do Estado-Maior Dragoljub Ojdanic se entregaram voluntariamente no último ano e o ex-ministro sérvio do Interior Vlajko Stojiljkovic se suicidou. O mandato de Milutinovic expirou no último dia 29 de dezembro e semana passada iniciou negociações com as autoridades sérvias sobre sua entrega ao TPII.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.