20/01/2003 10h42 – Atualizado em 20/01/2003 10h42
O que as cozinheiras de antigamente diziam acaba de ser comprovado cientificamente: panelas de ferro podem ajudar a prevenir ou curar anemias. Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo.
Para chegar a esse resultado, a nutricionista Késia Diego Quintaes fez um estudo que envolveu 58 estudantes, com idade entre 13 e 24 anos, do IAEMG (Instituto Adventista de Ensino de Minas Gerais), em Lavras.
A instituição foi escolhida porque adota alimentação vegetariana. Quem segue esse tipo de dieta corre mais risco de desenvolver anemia devido à diferença de biodisponibilidade. O ferro não-heme, disponível nos vegetais, é absorvido em menor proporção pelo corpo do que o ferro heme, presente em alimentos de origem animal. O organismo necessita de ferro para produzir hemoglobina, complexo protéico que transporta o oxigênio no sangue, explica a nutricionista.
Os voluntários fizeram exames de sangue antes e após 12 semanas de utilização das panelas de ferro. “Houve um aumento no nível de hemoglobina até mesmo naqueles que tinham anemia”, afirma Quintaes. De acordo com a pesquisadora, esse tipo de panela libera ferro não-heme e o transmite aos alimentos. Isso aumenta a concentração do mineral na comida, compensando sua menor biodisponibilidade.
Fonte: Jornal de Brasília





