33.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Peixes morrem de maneira misteriosa em Rondônia

20/01/2003 16h34 – Atualizado em 20/01/2003 16h34

O superintendente do Meio Ambiente de Rondônia, Hamilton Casara, disse hoje que peixes estão morrendo de maniera misteriosa ao longo do rio Guaporé, na região amazônica. Conforme dados coletados até esta manhã, mais de quatro mil toneladas de peixes já morreram nas águas do rio, afluente do rio Madeira.

“A mortandade de peixes preocupa tanto as autoridades ambientais do Brasil como da Bolívia”, afirmou Casara. O ex-presidente nacional do Ibama tem sido procurado por técnicos dos órgãos ambientais do país vizinho com a notícia de que o mesmo fenômeno vem ocorrendo além das fronteiras brasileiras.

Uma análise ainda preliminar sobre as causas do fenômeno deverá ser divulgada no decorrer desta semana. Casara admitiu que as suspeitas das autoridades apontam para o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras dos municípios rondonienses de Guajará Mirim e Sementeiras, ou até mesmo em território boliviano.

Contudo, Casara também admite a possibilidade de causas naturais para a mortandade. “É possível que muito material acumulado no fundo dos rios tenha produzido gases venenosos para as populações piscosas”, destaca.

As prefeituras de Guajará Mirim e Sementeiras examinam a possibilidade de distribuir emergencialmente refeições aos ribeirinhos, temendo que a ingestão de peixe do rio Guaporé possa intoxicá-los.

Fonte: JB Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.