21/01/2003 08h58 – Atualizado em 21/01/2003 08h58
Os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Fazenda, Antônio Palocci; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, reuniram-se ontem (20), no Itamaraty, para discutir o processo de preparação das ofertas iniciais do Brasil nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Segunda nota do Ministério das Relações Exteriores, na área de bens industriais e agrícolas, os ministros acordaram trabalhar no sentido de que as ofertas brasileiras sejam apresentadas de acordo com o cronograma estabelecido – até 15 de fevereiro de 2003 – após consultas finais com os setores envolvidos, seguidas de análise conjunta com os demais parceiros do Mercosul.
Em relação a investimentos e compras governamentais, os ministros decidiram que essas duas áreas devem continuar a ser objeto de reflexão e que, portanto, não farão parte da oferta brasileira no momento.
No que toca a serviços, os ministros coincidiram em proceder à avaliação final do projeto de oferta, na tentativa de apresentar essa oferta até o dia 15 de fevereiro.
Após reunião dos coordenadores nacionais dos países membros do Mercosul, prevista para Assunção, entre 27 e 29 de janeiro, os ministros voltarão a reunir-se no início de fevereiro para tratar do assunto.
Fonte: Agência Brasil




