26.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Rebelião em presídio de AL termina com três feridos

21/01/2003 16h45 – Atualizado em 21/01/2003 16h45

MACEIÓ – O Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar de Alagoas (Bope) acaba de sair da Casa de Detenção São Leonardo, onde cerca de 300 presos comandaram uma rebelião. A confusão começou às 6h de hoje e só foi controlada às 13h. O movimento deixou três feridos, além de colchões, camas e celas queimadas. A exigência dos presos de trocar o atual diretor da unidade, capitão Paranhos, não foi atendida. Foram recolhidos de dentro do presídio armas brancas fabricadas artesanalmente pelos detentos.

Os presos se rebelaram depois que três detentos foram castigados por indisciplina, ontem à noite. Eles tomaram conta das celas, pátios e não deixaram os agentes penitenciários do turno da manhã tomarem seus postos. Durante todo o tempo da rebelião os presos estenderam uma faixa com a inicias PCM, que significa Primeiro Comando de Maceió. O secretário coordenador da Célula de Segurança de Alagoas, Robervaldo Davino, disse que os presos estão apenas querendo chamar a atenção e que o assunto foi resolvido em paz.

O secretário negou que esteja havendo torturas ou violência dentro dos presídios. A acusação foi feita logo cedo pelo preso Petrúcio Jatobá, que foi ao pátio do São Leonardo e denunciou práticas de violência por parte da direção da instituição. Ele mostrou um dos braços feridos. O ferimento, segundo ele, teria sido provocado por estilhaços de bala.

Os três presos feridos foram Armando Jakson, Carlos Eduardo Ferreira e José Roberto da Silva, este último acusado de estupro, o que teria motivado o espancamento por parte dos outros detentos. Todos foram atendidos no pronto socorro de Maceió e já retornaram ao presídio.

Fonte: Agência Nordeste

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.