23.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Saúde encontra caramujo gigante em Campinas (SP)

21/01/2003 10h42 – Atualizado em 21/01/2003 10h42

A Secretaria de Saúde de Campinas detectou uma infestação do caramujo gigante africano Achatina fulica, há 15 dias, em um terreno particular da rua Capivari, no Jardim Novo Campos Elíseos, região sudoeste.

O molusco é considerado praga agrícola e destrói plantações variadas. Ele possui entre 15 e 20 centímetros de altura, 10 a 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.

A principal preocupação da Secretaria de Saúde é que o caramujo é perigoso porque pode hospedar o verme Angiostrongylus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal. Trata-se de uma doença grave que pode levar à morte por perfuração intestinal e hemorragia abdominal.

A Secretaria de Saúde notificou a imobiliária proprietária do imóvel para que ela efetue a limpeza do terreno em dez dias.

“Os caramujos não estão aparecendo muito ultimamente. Mas há também muitas baratas, ratos, cobras e aranhas”, disse a dona-de-casa Denise Cristina Ribeiro. A moradora reclamou da falta de limpeza dos terrenos na rua.

Fonte: Folha Campinas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.