22/01/2003 09h42 – Atualizado em 22/01/2003 09h42
Uma equipe de pesquisa da Universidade japonesa de Gifu descobriu que uma xícara de café por dia pode reduzir pela metade o risco de câncer de cólon entre as mulheres, informa o jornal Mainichi Shimbun este domingo.
Desde 1992, a equipe comandada pelo professor Hiroyuki Shimizu acompanhou a dieta de 30.224 moradores de Gifu, todos com mais de 35 anos e sem portar câncer de cólon.
Em 2000, 111 homens e 102 mulheres do grupo estudado foi diagnostiados com câncer de cólon. Os pesquisadores então dividiram os participantes em três categorias: os que não bebem café, os que bebem menos de uma xícara de café por dia e os que bebem mais de uma xícara de café por dia.
Depois de avaliar os hábitos dos participantes, como fumar, consumir gordura, álcool e outros fatores, a equipe calculou o risco de desenvolvimento de câncer de cólon.
Enquanto o risco de câncer de cólon entre os não bebedores de café foi descrito como um, o mesmo risco caiu para 0,49 entre as mulheres que tomam mais de uma xícara de café por dia.
Ainda não existem conclusões válidas entre os homens e mulheres que bebem menos de uma xícara por dia, segundo o estudo.
Embora informe que existem pesquisas anteriores relacionando o café a um risco menor de câncer, o jornal também alerta que são necessários estudos mais abrangentes, que envolvam uma análise individual dos hábitos de vida de cada participante antes de se concluir que o café reduz mesmo o risco de câncer de cólon.
Fonte: Terra





