22/01/2003 13h22 – Atualizado em 22/01/2003 13h22
O primeiro dia de atendimento noturno do PAM “superou as expectativas”, avaliou o secretário de Saúde de Dourados, Takeshi Matsubara. Setenta pessoas foram atendidas na noite de segunda-feira, sendo 38 consultas com clínico-geral e 32 na pediatria. Embora o número de pacientes que procuraram o PAM já tenha sido expressivo, o secretário acredita que a procura pelo atendimento noturno deve aumentar nos próximos dias.
A inovação que ampliou e melhorou o atendimento em Dourados, foi acompanhada de perto pelo prefeito Laerte Tetila (PT) e pelo secretário de Saúde do Município. O prefeito disse que ficou satisfeito com o atendimento, acrescentando que “mais um passo importante para melhorar a saúde pública de Dourados foi dado pela prefeitura”. Além do atendimento noturno (das 18 às 24 horas) de segunda a sexta-feira, o PAM também estará atendendo nos finais de semana (sábado e domingo), de 7 a 19 horas.
Jairo Frazão de Almeida e a esposa, Rose Borges, levaram a filha de seis meses, Bruna Borges Frazão, para ser atendida por um pediatra. Segundo ele, na pele do bebê começaram a surgir “bolinhas”, que deixaram o casal preocupados e os levaram a procurar atendimento médico.
Jairo é construtor e disse que o atendimento noturno “facilitou muito, porque a gente trabalha durante todo o dia e nem sempre pode vir de dia”. Essa foi a mesma vantagem vista por Levi Além Correa, que trabalha em um frigorífico. Levi procurou por atendimento médico porque não estava se sentindo bem. Para ele, o novo horário “está sendo muito bom, porque a gente pode vir com calma ao médico”.
Entre as urgências atendidas, 40 passaram pela enfermagem do PAM, sendo feitas 27 aplicações de injeções, 12 curativos, quatro aplicações de soro e três retiradas de pontos. O secretário de Saúde de Dourados ressalta que são considerados atendimentos de emergência “febres altas, mal-estar insuportável e outros males que não podem esperar até o dia seguinte para procurar ajuda médica, mas que não oferecem risco de morte para o paciente”. De acordo com Matsubara, “os casos de emergência, como acidentes de trânsito, infartos e outros que colocam em risco a vida da pessoa, continuarão a ser encaminhados para o Pronto-socorro do Hospital Evangélico”.
Com o novo horário de atendimento, a população de Dourados passa a contar com atendimento médico durante os sete dias da semana. De segunda a sexta-feira, o atendimento continua sendo feito nos postos de saúde e, à noite (das 18 horas à meia-noite), no PAM. Nos finais de semana (sábados e domingos), quem precisar de atendimento médico poderá procurar o PAM das 6 às 18 horas.
Visite o portal de Dourados: www.dourados.ms.gov.br
Fonte: Agcom – Prefeitura de Dourados