22.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Andarilhos e crianças de rua não mais se encontram na cidade

23/01/2003 18h20 – Atualizado em 23/01/2003 18h20

Graças a um trabalho sério de promoção social, através de projetos de resgate da cidadania e melhorias na qualidade de vida, a população de Três Lagoas não mais convive com moradores de rua, os denominados andarilhos, e com crianças pedindo esmola.

Este foi um dos problemas sociais mais sérios, que o prefeito Issam Fares herdou de administrações anteriores. Ruas e praças, calçadas de bares e de lanchonetes eram tomadas por andarilhos e pedintes. Crianças perambulavam pelas ruas do centro até altas horas da noite e até de madrugada, comercializando flores, pacotes de amendoim e outras mercadorias.

Era comum famílias sentarem em mesas de lanchonetes e de restaurantes e serem assediadas por crianças e adultos pedintes, gerando inquietante mal-estar.

Tudo isto já é passado, como resultado de eficientes programas sociais, desenvolvidos pela prefeitura, em parceria com o Governo Federal.

Além da ampliação do número de salas de aula, aumento da capacidade das creches, hoje centros de educação infantil, desde o primeiro mandado de sua administração, Issam tem dado prioridade ao desenvolvimento de programas de erradicação do trabalho infantil e à assistência da criança e do adolescente.

Quanto aos idosos, Issam procurou incentivar e prestigiar atividades recreativas e ocupacionais nos grupos de Terceira Idade.

GERÊNCIA DE QUALIDADE DE VIDA

As ações da gerência de Qualidade de Vida, na administração do prefeito Issam, que compreende também educação, saúde, esporte e lazer e assistência social, têm merecido elogios nas áreas do governo estadual e até de Brasília.

A gerência, exercida por Isabel Galvanin Guidio Fares, mereceu até premiação, conferida em 2001, pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Ford. O prêmio foi decorrente dos trabalhos de resgate da cidadania, levados a termo no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Projetos e programas, como Boa Noite, que conseguiu tirar crianças e adolescentes das ruas da cidade, em situações de risco; Pelotão Mirim, em parceria com o Exército Brasileiro; Florestinha, em colaboração com a Polícia Militar Ambiental; Colo de Mãe, que atende mais de 450 crianças carentes, de 0 a 6 anos de idade; AABB Comunidade, em parceria com o Banco do Brasil; e Pão da Semana e Secretárias do Lar, programas de geração de renda. Esta é uma amostra do que tem sido feito, na administração do prefeito Issam, desde o primeiro ano de seu primeiro mandato e continuado no segundo mandato.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.