23/01/2003 09h56 – Atualizado em 23/01/2003 09h56
Muita gente desconhece os valores dos alimentos que come. A máxima “você é o que você come” é o retrato diário da má alimentação de milhares de pessoas. No caso da sua saúde, ela não poderia ser mais verdadeira. Uma dieta balanceada não só é eficaz na manutenção do peso como ajuda a prevenir muitas doenças – e, o que é melhor, de uma maneira saborosa.
Mas como saber o que faz bem e o que deve ser evitado? Afinal, brindar com uma taça de vinho um belo prato de peixe com arroz integral regados no azeite não soa sacrificante, certo?
A nutricionista Alessandra Caviglia, de São Paulo, indica dez categorias de alimentos ricos em nutrientes e capazes de fazer maravilhas pela sua saúde, combatendo desde resfriados até o câncer. No quadro ao lado, você pode conferir os benefícios que as pesquisas têm apontado sobre cada um deles.
Comer alcachofra, por exemplo, um prato muito apreciado na Itália e pouco divulgado no Brasil, pode ajudar a reduzir as gorduras do sangue, que os exames médicos apontam como lipídios. Outro alimento de grande proveito para a saúde e que deve ser incluído no cardápio diário é a soja, uma das plantas mais nutritivas. É uma boa fonte vegetal de proteína, ferro e outros minerais e pobre em calorias e gorduras. A soja aumenta a quantidade de colesterol bom e reduz o colesterol ruim no sangue, diminuindo o risco de doenças do coração.
Fonte: Jornal de Brasília



