24/01/2003 10h51 – Atualizado em 24/01/2003 10h51
Uma das cinco pessoas que ficaram feridas na noite de ontem em um parque de diversões na Praia Grande (litoral sul de SP) está com traumatismo craniano. Pamela Araújo Nonato, 15, está internada na UTI neurocirurgica da Santa Casa de Santos em estado grave, segundo a assessoria do centro médico.
Ela e mais quatro pessoas caíram de uma altura de oito metros de um brinquedo chamado “Spice-Loop”, que gira como um pêndulo, uma das atrações do All Star Park, montado na avenida Castelo Branco, em frente à praça Portugal, na Vila Guilherme.
Felipe da Rosa, 10, uma das outras vítimas, fraturou os dois braços e sofreu escoriações pelo corpo. Ele está internado em observação, também na Santa Casa de Santos. O estado dele é regular.
Antônio Carlos Guedes, 34, Kelly Argento dos Santos, 14, Rafael Oliveria Rodrigues, 13, foram encaminhados à Santa Casa de Praia Grande.
Segundo os bombeiros, uma trava do brinquedo teria quebrado, o que ocasionou um movimento brusco, que derrubou as pessoas.
Uma perícia será feita hoje no local para constatar se houve falha mecânica ou humana.
Depoimento
Em depoimento à polícia, o operador da máquina, Lourenço Santana Santos, 33, disse que o brinquedo contava com duas travas de segurança. Houve uma pane que fez com que o motor parasse. Ao destravar uma das barras de segurança – um cano de ferro que atravessa o brinquedo de um lado ao outro- o motor voltou a funcionar, o que fez com que as pessoas que destravaram a segunda trava, de uso individual, caíssem.
De acordo com o delegado plantonista do Distrito Policial de Praia Grande, Siulen Vieira Leongue, o brinquedo não apresentava sinais de má-conservação, document.write Chr(39)O brinquedo era novo, de procedência italiana, e operado por computadordocument.write Chr(39).
O dono do parque, que não teve a identidade revelada, pode ser indiciado por lesões corporais.
Fonte: Folha Online