29.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Começaram especulações políticas em torno da sucessão de Issam

27/01/2003 21h40 – Atualizado em 27/01/2003 21h40

Mesmo que o calendário das eleições municipais ainda esteja distante, começaram a ferver em Três Lagoas as especulações sobre os nomes, que despontam como eventuais pré-candidatos à sucessão do prefeito Issam Fares.

Com o desenvolvimento industrial em acelerado andamento, a cidade caminha para ocupar lugar de destaque na vida política e econômica do Estado. Por esse motivo, as especulações não refletem apenas interesses locais, mas também pretensões de carreiras políticas de abrangências estadual e federal. A força política de Três Lagoas, como já ficou demonstrado nas últimas eleições, não pode, de modo algum, ser relegada a segundo plano por todo aquele que pretenda viabilizar qualquer projeto político estadual ou até federal.

PMDB

No partido do senador Ramez Tebet, cogita-se em mais de seis nomes, como eventuais pré-candidatos a ocupar a cadeira de prefeito.

Por outro lado, todos eles sabem que este nome terá que gozar do prestígio do senador Ramez. Sua liderança e força política têm demonstrado que, na escolha de nomes e nas principais decisões do partido, sempre prevaleceu a vontade do senador. O nome que Ramez indicar, esse será o nome a ser votado na convenção partidária.

Na lista de prestígio do senador estão, naturalmente, a sua filha, deputada estadual eleita, Simone Tebet e o vice-prefeito Magid Thomé Filho, sobrinho de Ramez.

Simone tem a vantagem de nada perder, se não conseguir eleger-se, volta à Assembléia Legislativa, para mais dois anos de mandato. A adesão ao seu nome também depende ainda de sua atuação como deputada estadual, neste primeiro ano de mandato legislativo.

Ao lado destes dois nomes, ainda constam nas especulações políticas pessoas ligadas diretamente à atual administração municipal e que poderão ser indicadas pelo prefeito Issam. Os nomes especulados, possivelmente a serem lançados e apoiados por Issam são os seguintes: Cleuza Mantovani (gerente da Administração Geral), Nicolau Gonçales (Finanças) e Isabel Fares, caso e mesmo se concretizando a eventual separação judicial do casal. Fora da administração, cogita-se também no empresário José Paulo Rímoli e na ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, engenheira Wilma Lara.

A força política do prefeito Issam irá valer muitos pontos, na escolha do pré-candidato do seu partido. Sua administração, marcada por obras e pelo desenvolvimento industrial do município, lhe fazem valer o direito de indicar o nome de seu sucessor.

Ainda como egressos do PMDB, por perderem espaço político, as especulações políticas incluem os nomes do ex-vice prefeito Hélio Morales, (PPS) e o empresário Rubens Mirando Melo.

PTB

O PTB, a mais forte aliança política que reelegeu o governador e elegeu o senador Delcídio do Amaral é o partido que mais tem condições de fazer frente à tradicional força política do PMDB, na cidade. Ao contrário do PMDB que demonstra passar por séria crise de lideranças e de recente perda de importantes lideranças, o PTB se fortalece a cada dia com novas adesões, lideradas pelo deputado Akira e pelo deputado Jerson Domingos. Os dois deputados estão saindo do PSL para se filiarem ao PTB.

O partido do ex-deputado Cícero Gomes, forte liderança política na cidade e no estado, atualmente membro do Tribunal de Contas, desponta como alternativa de nova aliança com o PT, agora para chegar à prefeitura de Três Lagoas.

Pelo PTB, os especuladores políticos apontam para o vereador Valdomiro Aguirre, eleito por unanimidade presidente da Câmara. Apesar de ainda estar filiado ao PL, Aguirre está praticamente dentro do PTB. Com propostas inovadoras a serem aplicadas na Câmara, Aguirre desperta como um dos mais fortes pré-candidatos à sucessão de Issam.

Ao seu lado, também como supostos pré-candidatos, surge Akira e o vereador da bancada do PTB, José Molina Guerra.

PT

Além da possibilidade de renunciar à candidatura própria para formar aliança com o PTB, o Partido dos Trabalhadores também sonha em chegar à Prefeitura, em 2004.

O único obstáculo a ser preenchido é descobrir um nome de consenso e que ofereça condições de garantia de vitória, frente aos pré-candidatos de outros partidos.

Por enquanto, as especulações políticas ainda apontam para a ex-vereadora Bel do PT, que já experimentou amarga derrota, nas últimas eleições municipais. Ao lado dela, surgem os nomes do presidente do Diretório Municipal do PT, Cláudio César de Alcântara, exercendo cargo na Agesul, e o diretor da Ciretran, Marcos Vieira.

Perante todas essas especulações, prevalece uma certeza: o futuro prefeito de Três Lagoas será um destes nomes. O resultado de todas estas especulações sairá da força de quebra de braço entre o senador Ramez e o governador Zeca. Dificilmente, eles estarão juntos no processo de escolha do nome que vai suceder o prefeito Issam Fares.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.