28.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Infecção bacteriana aumenta risco de aborto tardio

28/01/2003 14h46 – Atualizado em 28/01/2003 14h46

Uma infecção bacteriana comum entre as mulheres eleva o risco de aborto tardio e de parto prematuro, apontaram médicos nesta sexta-feira. A vaginose bacteriana (VB), um desequilíbrio entre bactérias boas e nocivas na vagina, é facilmente detectada e pode ser tratada com antibióticos.

“Não encontramos uma associação significativa com aborto entre a 10ª e a 13ª semana, mas ela existe entre a 13ª e a 16ª semana de gestação”, disse Phillip Hay, da Escola Médica do Hospital St. George, em Londres. “A infecção contribui com um risco maior de aborto a partir da 13ª de gravidez.”

A VB desenvolve-se quando há uma mudança no equilíbrio das bactérias, mas os pesquisadores não sabem o que causa o problema. A infecção é bastante comum e muitas mulheres desconhecem tê-la. A condição pode desaparecer sozinha ou com uso de medicação.

Ter um parceiro novo ou múltiplos parece elevar o risco de VB. Hay acredita que a VB pode ser a causa do aborto tardio e sem explicação, que ocorre em cerca de 2 por cento das gestações.

Fonte: Terra

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.