31.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Japão anuncia sumiço de 206 quilos de plutônio

28/01/2003 13h00 – Atualizado em 28/01/2003 13h00

O Governo do Japão anunciou hoje que o plutônio extraído de uma fábrica de reciclagem de combustível nuclear na província japonesa de Ibaraki contém 206 quilos a menos do que era previsto, de acordo com os cálculos do Instituto Japonês de Desenvolvimento do Ciclo Nuclear.

O Ministério de Educação e Ciência disse que a usina de reciclagem nuclear de Tokai, ao nordeste de Tóquio, produziu, desde que começou a operar há 25 anos, cerca de 6,9 toneladas de plutônio a partir do combustível nuclear gasto.

Assim, de acordo com os cálculos originais, a quantidade de plutônio extraído no reator de Tokai teria que ter sido de 206 quilos a mais.

No entanto, o Ministério explicou que a diferença pode ser devido simplesmente à dissolução de uma parte do plutônio nos resíduos líquidos, assim como a um simples erro de cálculo.

Além disso, embora os especialistas considerem que entre cinco e oito quilos de plutônio sejam suficientes para produzir uma bomba nuclear, o Ministério descartou a possibilidade de que parte ou a totalidade dos 206 quilos de plutônio tenham sido tirados ilicitamente da fábrica.

De qualquer maneira, o Governo comunicou o caso à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disseram as fontes.

Os cientistas do Governo acham que, do plutônio desaparecido, 72 quilos permanecem na usina nuclear depois de ter se misturado com resíduos líquidos de alto nível radiativo, enquanto os outros 29 quilos se transformaram, aparentemente, em outro elemento.

Quanto aos 105 quilos restantes, o Governo os atribuiu a um erro de cálculo.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.