28/01/2003 16h47 – Atualizado em 28/01/2003 16h47
Começaram ontem, na Capital, as obras de revitalização do Memorial da Cidadania e da Cultura Popular que pretendem dar ao antigo prédio do Fórum as características do projeto original. As varandas, que foram fechadas para abrigar mais funcionários, serão recuperadas e o prédio será todo aberto. O projeto do edifício é de 1972, de autoria dos arquitetos Luis Paulo Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual vice-governador do Estado, e Flávio Rego.
Após a conclusão das obras, Mato Grosso do Sul terá o maior espaço público dedicado à cultura e à cidadania num só lugar, no centro de Campo Grande, com mais de 10 mil m2 de área envolvendo os dois prédios. O projeto de revitalização é da Empresa Atelier de Arquitetura S/C Ltda, dos arquitetos Ângelo Arruda e Gogliardo Maragno. As obras estão a cargo da Haddad Engenharia e têm prazo de cinco meses para a conclusão.
O Memorial da Cultura e da Cidadania terá, após a conclusão das obras, no subsolo, uma garagem com 84 vagas para veículos; no térreo, um espaço para exposições de arte e cultura, central da cidadania, agência bancária e recepção; na sobre loja, sala das entidades culturais, auditório com 150 lugares, sala de exposições; ao ar livre, no terraço, esculturas e mobiliário cultural; no 1 º andar, a Biblioteca Estadual e o Museu de História Natural de MS; no 2 º andar, Arquivo Público de Mato Grosso do Sul; no 3 º andar, Conselhos Estaduais Diversos; no 4 º andar, Escola de Formação em Arte e Cultura; no 5 º andar, Fundação de Esporte de MS; no 6 º andar, a Secretaria de Cultura e Desporto e Fundação de Cultura de MS; no 7 º andar, Livraria e Café Cultural.
Fonte: Apn





